Companhia de Steve Jobs teria disponibilizado informações de localização e comportamento na web para anunciantes, sem autorização.
A companhia de Steve Jobs irá enfrentar o banco dos réus em um novo processo que afirma que os dados de localização de usuários e outras informações pessoais no iPad e iPhone estavam sendo compartilhadas com anunciantes, sem autorização.

Lymaris M Rivera Diaz, o queixoso, acusas as companhias de compartilhar dados pessoais, incluindo histórico de locais e o UDID (Unique Device Identifier) “sem o consentimento ou aviso aos consumidores”. Os dados teriam sido usados por anunciantes para rastrear “os interesses e gostos de usuários de dispositivos móveis na Internet”. O processo é baseado nos problemas levantados pelo Wall Street Journal a respeito do compartilhamento de informações com anunciantes, assim como o caso recente do rastreamento de informações do iOS.
Os usuários entraram com várias ações similares contra a Apple nos últimos meses. Um processo em Nova York iniciado este mês também acusa a Apple, a Pandora e o Backflip Studios (produtora de games para iOs, como o Paper Toss) de compartilharem informações pessoais de usuários com anunciantes, de acordo com o Apple Insider.
Em outro caso, duas pessoas processaram a Apple devido a coleta do cache do histórico de localização feita pela Apple. Esse fato veio a público em abril, depois que pesquisadores disponibilizaram um aplicativo que interpretava os dados de localização criados por dispositivos iOS e inseria em um mapa.
A Apple disponibilizou recentemente o iOS 4.3.3 para lidar com essas reclamações a respeito do cache de dados de localização mantido nos iPhones e iPads com conexão 3G. Essas informações, de acordo com a companhia, não são mais armazenadas nos arquivos de backup do computador, e o dispositivo mantém os dados de localização por apenas sete dias.